Descobrir os Pastéis de Nata em Lisboa

Descobrir os Pastéis de Nata em Lisboa


Pastéis de Nata é provavelmente o bolo mais entusiasmante para os Portugueses e turistas que visitam Portugal. Se para uns os Pastéis de Belém são o expoente máximo, para outros, a preferência é feita pelas diversas casas de Lisboa. Descobrir quais os melhores, é um desafio.

Tuk Away, Lisboa Antiga, Rossio

Presentemente existe uma vasta oferta de cafés, pastelarias com pastéis de nata de muitíssima boa qualidade, feitos na hora. De salientar o som estaladiço da massa folhada e o creme ímpar, porque o sabor é indescritível. Se por um lado existe quem prefira acompanhar com um café ou meia de leite, por outro lado, para nós, o valor está efectivamente no pastel de nata cremoso e estaladiço. 

Pastéis de Belém

Os Pastéis de Belém são uma marca registada enquanto que as restantes casas a nível nacional e internacional, designaram como Pastel de Nata evitando constrangimentos comerciais. A origem remonta ao Século XIX. Perto do Mosteiro dos Jerónimos existia uma pequena refinaria de cana de açúcar e uma pequena loja de comércio local. Em 1820, a Revolução Liberal trouxe algumas alterações na sociedade. O encerramento de conventos e mosteiros em todo o território foi consumado, tendo alguns anos mais tarde os trabalhadores e o clero dos mesmos sido expulsos. 

O Mosteiro, tendo em vista a sobrevivência, passou a disponibilizar os doces pastéis, com intuito de gerar receitas. De forma célere, ficaram conhecidos como Pastéis de Belém . 

Belém, era na altura distante da capital Portuguesa. O seu percurso era assegurado por barcos a vapor. Os visitantes eram atraídos pela dimensão do Mosteiro dos Jerónimos e a beleza da Torre de Belém . O hábito de provar e saborear os deliciosos Pastéis de Belém, depressa se tornou famoso. 

Posteriormente em 1837, o fabrico dos pastéis passou a ser realizado num espaço contíguo à refinaria, seguindo todo o processo realizado pelos mestres desta arte oriundos do Mosteiro. A receita será sempre sigilosa.

Descobrir os Pastéis de Nata através de experiências

Na Tuk-Away gostamos destes momentos deliciosos, para além dos passeios de tuk tuk eléctricos pela fabulosa cidade de Lisboa. Apreciamos os mais diversos monumentos históricos, partilhando a nossa cultura com turistas nacionais e internacionais. Ao longo do percurso, vamos indicando algumas das casas míticas da cidade, em que poderão descobrir posteriormente ao passeio de tuk tuk. 

A Tuk Away disponibiliza diversas experiências em que destaca a doçaria Portuguesa, por um lado a mais tradicional, nomeadamente através da experiência Lisboa dos Descobrimentos . Por outro lado, em alguns dos nossos eventos o aprender fazendo é fundamental. Tuk Tuk Pastéis de Nata é a experiência que proporciona um passeio ímpar pela cidade de Lisboa. P posteriormente aprendem a fazer pastéis de nata, numa experiência única com um chef pasteleiro. Os participantes aprendem o passo a passo, de como fazer um pastel de nata cremoso e de massa estaladiça.

Em suma, de água na boca? As surpresas não ficam por aqui, porque vamos ter seguramente surpresas. Siga as redes sociais da Tuk Away, porque partilhamos continuamente as nossas experiências.

This Post Has One Comment

Comments are closed.